Visitando um mercado externo: importância e facilidade de desenvolver negócios

Visitando um mercado externo: importância e facilidade de desenvolver negócios

Visitando um mercado externo: importância e facilidade de desenvolver negócios

No artigo dessa semana vamos falar sobre a importância de visitar um mercado em potencial para desenvolvimento de negócios internacionais.
Trataremos da importância da visita bem como da facilitação que essa ação permite ao desenvolvimento de mercado.

Passos de um projeto de exportação e internacionalização
Em outros artigos já falamos de formas de ingressar no mercado externo. Em março desse ano demos 3 dicas de como começar: Buscar comerciais exportadoras do seu segmento, Visitar feiras no exterior e Mídias Sociais (Leia aqui o artigo na íntegra).
Em junho do ano passado também abordamos a importância de forçar o mercado a desejar seu produto, através de campanhas de marketing ou com presença de uma estrutura própria no país de desejo (leia o artigo na íntegra clicando aqui).
Também falamos já que é necessário estar com a sua empresa em dia e devidamente habilitado no RADAR. Mas que além disso, é necessário que haja uma gestão equilibrada e harmonizada para que a operação flua bem (clique aqui para saber dos detalhes).
Em tempo, em junho de 2017 demos 10 dicas para que a empresa começasse a exportar. Estas mesmas dicas ainda podem ser utilizadas como um roteiro. Acesse-as clicando aqui.
Com todo esse material, queremos agora refletir sobre a importância de visitar o mercado alvo. E agora trataremos sobre isso.

Importância da visita ao mercado alvo
Nós já mencionamos anteriormente a importância de internacionalizar sua empresa. Com o dólar desse jeito, no patamar que está, que exporta de certo modo está feliz.
O que precisamos saber é que não devemos correr atrás da exportação só depois que o dólar sobe, mas sim, manter a atividade como uma ação de rotina da empresa, para que assim, quando a maré esteja boa, você colha frutos disso.
Diante disso, tratamos há 40 dias da importância do movimento de internacionalização (veja aqui). Mas hoje, trataremos da importância de visitar o mercado alvo.
Visitar o mercado desejado pode trazer as seguintes situações: análise in loco do mercado, obtendo informações de concorrentes, percepção de mercado, análise de dados, posicionamento de marca.
Além de tudo isso, pode trazer benefícios pela relação próxima entre você exportador, e seu potencial parceiro, cliente ou representante, do qual trataremos aqui abaixo.

Facilitação em gerar negócios
Já dizia o Blog da Agendor que a as empresas precisam entender que o relacionamento é a única moeda de troca nos negócios (veja aqui).
Uma visita internacional, é ainda mais poderosa.
Quando saímos de nosso país e vamos até o nosso potencial parceiro ou cliente, o tamanho do potencial do negócio aumenta exponencialmente. E por que isso ocorre? Pelo simples fato de que investir numa visita é sinônimo de valorização e de importância para o seu cliente. Ele vai se sentir homenageado e valorizado. E quem não gosta disso?
Basta pensar no sentido inverso, se um fornecedor estrangeiro vem te visitar.
Além disso, face a face os negócios ganham credibilidade e maior sinergia, facilitando assim e prologando as relações.
Independente da cultura, mais fria (hemisfério norte) ou mais caliente (latinos), o poder da visita presencial é significativamente maior numa relação de negócios, principalmente internacional.
Author Avatar

Sobre autor

Mário Pólis - Bacharel em Negócios Internacionais (UNIMEP) e Mestrando em PO – Log. Internacional (UNICAMP), é um dos membros brasileiros na INCU (International Network of Customs Universities). Tem experiência nas áreas de logística e aduana, com foco em inteligência aduaneira voltada para pequenas e médias empresas importadoras/exportadoras. É docente no MBA de Negócios Internacionais e Comércio Exterior, e MBA de Gestão e Negócios (UNIMEP), além de palestrante. É o diretor da EMME.