Deseja importar e não sabe como?

Deseja importar e não sabe como?

Deseja importar e não sabe como?

Se você é empreendedor buscando novos Negócios, startup, distribuidor, indústria ou multinacionais de pequeno porte, e na sua cabeça já passou a ideia de importar, essas dicas são para você!
1. Planeje e discuta seu projeto: entenda os riscos, os mitos, as dificuldades de uma importação conversando com especialistas ou empresas que já vivenciaram a importação.
2. Desenvolva ou contrate empresas que desenvolvam fornecedores no exterior (homologados e validados).
3. Planeje cada etapa de custos, o investimento necessário e o fluxo de pagamento da operação.
4. Habilite sua empresa no RADAR Siscomex (Receita) ou contrate uma empresa para te ajudar.
5. Faça uma importação de amostras para testar a operação, sentir os procedimentos e conhecer os produtos.
6. Renegocie com o fornecedor já homologado, preços e condições finais para a importação. Normalmente é um bom momento para conseguir a melhor condição possível.
7. Contrate um bom prestador para lhe auxiliar com os trâmites documentais, com os pagamentos (fechamentos de câmbio) e com a análise tributária da operação, bem como uma empresa de despacho aduaneiro.
8. Acompanhe a chegada do primeiro processo, feche os custos da operação e compare o previsto vs. realizado.
9. Se tudo ok, caminhe para o próximo pedido de importação.
10. Se você já é importador, mas hoje basicamente realiza a operação sem muito conhecimento, deixando na mão de uma empresa que confia, queira saber um pouco mais da operação para evitar problemas pela falta de conhecimento. É sempre bom conhecer sua operação. Fazendo isso, você terá segurança no processo, já que desde o fornecedor (que foi homologado) até a chegada da carga na sua empresa, toda a operação foi planejada.
Por fim, preze por prestadores que te tragam confidencialidade. Muitos clientes nossos precisam ter sigilo do fornecedor que desenvolvemos assim como dos produtos que desenvolvemos, por serem parte de processo produtivo. Exija contrato de confidencialidade com o seu prestador.
Author Avatar

Sobre autor

Mário Pólis - Bacharel em Negócios Internacionais (UNIMEP) e Mestrando em PO – Log. Internacional (UNICAMP), é um dos membros brasileiros na INCU (International Network of Customs Universities). Tem experiência nas áreas de logística e aduana, com foco em inteligência aduaneira voltada para pequenas e médias empresas importadoras/exportadoras. É docente no MBA de Negócios Internacionais e Comércio Exterior, e MBA de Gestão e Negócios (UNIMEP), além de palestrante. É o diretor da EMME.